A genealogia e o perfil dos partidos brasileiros

Entre 1945 e 2018, país viu o surgimento de dezenas de legendas. Entre dissidências, fusões e integrações, veja como essa história se desenrolou e conheça mais sobre as siglas que têm representação no Congresso Nacional em 13 de julho de 2018

Os partidos cumprem um papel fundamental em democracias representativas como o Brasil. Eles ajudam a organizar as preferências da população, para que a política não seja algo personalizado. Assim, os partidos reúnem, pelo menos na teoria, grupos de pessoas com ideais e projetos comuns e buscam representar esses interesses quando são eleitos.

Na prática, após a redemocratização em 1988, o Estado brasileiro foi criando mecanismos de financiamento que acabaram por incentivar a criação de cada vez mais partidos. Muitos deles se transformaram em siglas cartoriais, que vivem do fundo partidário. E, assim, em 2018, o Brasil vive uma realidade de alta fragmentação, com 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Conheça a história, os líderes e as ideias gerais de cada um deles.

Selecione abaixo para saber mais sobre cada partido:

Partido 0

Movimento Democrático Brasileiro

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Nas primeiras versões deste especial, a data de publicação original não havia sido incluída. A informação foi acrescentada às 12h20 de 5 de novembro de 2018.
ESTAVA ERRADO: Na primeira versão deste especial, a página sobre o PPS informava números errados de senadores e deputados eleitos em 2014. A correção foi feita no dia 23 de julho de 2018 às 17h10. Ainda na primeira versão, as datas em que candidatos do PSDB disputaram as eleições presidenciais estavam incorretas. A informação foi corrigida às 12h20 de 7 de agosto de 2018. Também na primeira versão deste especial, o número de senadores eleitos pelo PSOL em 2010 e 2014 estava invertido. A correção foi feita às 17h00 do dia 14 de setembro de 2018. Este especial informava ainda que PSTU e PCB elegeram prefeitos em 2016. Na verdade, não elegeram nenhum. A correção foi feita às 13h10 de 27 de dezembro de 2018.

Produzido por Gabriel Zanlorenssi, Rodolfo Almeida e Fernanda Nunes

Layout e gráficos por Rodolfo Almeida

Desenvolvimento por Wellington Freitas e Jéssica Oliveira

Edição por José Orenstein e Conrado Corsalette

Colaborou Olívia Fraga

© 2018 Nexo Jornal